Era uma vez o corpo humano- os neurónios

Resumo e reflexão de um vídeo, sobre os neurónios

Os nerónios são uma célula nervosa, tem uma estrutura básica no sistema nervoso, sendo comum à maioria dos vertebrados. Os neurónios são células altamente estimuláveis, que processam e transmitem informação através de sinais eletroquímicos. Uma das suas caraterísticas é a capacidade das suas membranas plasmáticas gerarem impulsos nervosos. A maioria dos neurónios, tipicamente, possui o corpo celular e dois tipos de prolongamentos citoplasmáticos, as dendrites e os axónios. 

O corpo celular, contém o núcleo e a maior parte dos organelos, sendo nesta parte onde ocorre a síntese proteica. 

As dendrites, são prolongamentos finos, geralmente ramificados, que recebem e conduzem os estímulos provenientes de outros neurónios ou de células sensoriais. 

O axónio: é o prolongamento, geralmente, mais longo que transmite os impulsos nervosos provenientes do corpo celular. Nos vertebrados e em alguns invertebrados os axónios são cobertos por uma bainha de mielina, tomando a designação de fibra nervosa. 

As terminações do axónio, contêm sinapses, estruturas especializadas onde são libertadas substâncias químicas, neurotransmissores, que estabelecem a comunicação com as dendrites ou corpo celular de outros neurónios.


Reflexão:

Os neurónios fazem parte do nosso cérebro, estes são os únicos que não se renovam.

Sem os nossos neurónios não teríamos conhecimento do mundo exterior, pois é através dele que o conhecemos, são eles que nos regulam e coordenam o corpo humano. Uma vez mais, posso dizer o corpo humano é incrível. O que seriamos sem cérebro e sem neurónios? Será que existiríamos? Talvez não.


Bibliografia:

Yuri Pitau. (2015b, 6 de abril). Era Uma Vez - O Corpo Humano - Episódio 22 - Os Neurónios [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=gmQVjml4qwA. Acessado em: 09. Jan.23.



Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora