
Era uma vez o corpo humano- o cérebro
Resumo e reflexão de um vídeo, sobre o cérebro
O cérebro é constituído por neurónios, que ligados uns aos outros, igualam a distância entre a terra e a lua.
O nosso cérebro provém das algas, bactérias, invertebrados, peixes e dos repteis, isto é transmitido através da evolução, tudo isto persiste em nós..
Há cem mil anos, o neocórtex, o cérebro do homem moderno, que representa 85% da massa cerebral que nos permite a associação de ideias, as invenções, sonhar, as matemáticas, a abstração e a arte.
A evolução vai desde, o cérebro dos repteis, arquicórtex, do cérebro dos 1º mamíferos, paleocórtex e do cérebro do homem moderno, o neocórtex.
O nosso cérebro utiliza aproximadamente 2.000 L de sangue por dia que lhe fornece 60 L de ar, 20% do que consome o corpo inteiro.
Se a falta de oxigénio se prolongasse, as lesões seriam definitivas.
Reflexão:
Uma das coisas únicas que o nosso cérebro é capaz de fazer é o facto de ao pensarmos que podemos fazer, fazemos. Caso pensemos que não conseguimos é muito difícil conseguir realizá-lo. Eu questiono-me muitas vezes como aqui vim parar e o porque de existir. O ser humano é algo divino o facto de o nosso cérebro ser único, ao ponto de nos lembrarmos todos os dias o caminho para casa, para a escola, saber o nosso nome, saber explicar quem somos.
Mas quando paro para pensar, dou por mim a perguntar-me:
Será que eu existo mesmo ?
Será tudo um jogo?
Será o nosso cérebro um manipulador?
Bibliografia:
Yuri Pitau. (2015, 6 de abril). Era Uma Vez - O Corpo Humano - Episódio 19 - O Cérebro [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=HTYCNAWn3S4. Acessado em: 09.Jan.23
