Memento

Resumo do filme:

Memento, narra o dia a dia de Leonard Shelby, um homem que levou uma pancada na cabeça, enqunto tentava salvar a esposa, e ficou com perda de memória a curto-prazo. Este procura um homem que lhe deu a pancada, pois o que violou e matou a sua mulher, Shelby matou- o. Porém, ele lembra-se dos detalhes da sua vida, antes da morte da esposa, mas não se consegue lembrar do que acabou de acontecer nos últimos quinze minutos.


 A estrutura do filme possui duas narrativas. Uma em que Lenny conta ao telefone a um policial os eventos que aconteceram antes do incidente. Essas cenas são em preto e branco e a narrativa é contada do passado para o futuro, embora intermitente, em cujos intervalos se dá a segunda narrativa, cujas cenas são coloridas. Essa segunda narrativa vai do futuro, onde Lenny mata Teddy, o policial disfarçado que o ajuda a encontrar o assaltante fugitivo, para o passado. 

Dado que Leonard não é mais capaz de reter novas memórias, acaba por usar alguns recursos para poder saber sobre os eventos passados que ele vivencia após o incidente e sobre a identidade do assaltante fugitivo.

Ele só confia em informações escritas com a sua própria letra e, por isso, mantém um dossiê sobre a sua investigação, e escreve pequenos bilhetes pra si mesmo e coloca- os nos bolsos. Ele também tatua coisas muito importantes no seu próprio corpo, como, o nome do assaltante que lhe matou e violou a mulher, John G.

Todas estas informações são pistas que o ajudam a chegar ao assaltante. Um outro recurso que ele usa é uma máquina fotográfica, que tira fotos em forma de Polaroid,  essas fotos têm pequenas informações, escritas por ele, que o informam sobre pessoas e lugares, como, em quem confiar ou não, onde mora, onde trabalham certas pessoas...

Antes do incidente, Lenny investigou o caso de, Sammy Jenkis, que aparentemente tinha exatamente o mesmo problema de memória que ele mais tarde passou a ter. A recordação que Lenny tem dessa investigação é que Sammy era casado com uma mulher diabética e que ele dava indícios de que talvez o seu problema não fosse físico, mas sim psicológico. A mulher de Sammy, segundo Lenny, não acreditava no mesmo. Esta então resolve fazer um teste: pede ao marido que lhe aplique uma injeção de insulina a cada 15 minutos, e esta estava à espera, que o marido se lembrasse que já o tinha feito, porém o mesmo nunca se lembrou, acabando a esposa por ficar em coma. 

Por causa da sua condição de memória, Lenny foi usado por Teddy, um policial corrupto cujo verdadeiro nome era John Gammell, e por Natalie, esta namorava um traficante, Jimmy Grants, que Teddy queria matar. Então, fez Teddy acreditar que o traficante era o assaltante, que o deixou naquele estado. Lenny acaba por o matar. Natalie não sabia que o assassino do seu namorado era o próprio Lenny. 

No final, Teddy conta que a história de Sammy era na verdade a sua, pois a mulher de Lenny é que era diabética, e por não o aguentar mais fugiu, pois esta pensava que o marido estava a inventar tudo.


Amnésia

A amnésia trata-se da perda da memória recente ou antiga, que pode ocorrer de forma total ou parcial, podendo durar minutos ou horas. Podendo também desaparecer sem tratamento ou levar à perda de memória permanente. Além disso, a amnésia pode ser retrógrada, quando não se lembra de coisas mais antigas ou anterógrada, quando a perda da memória acontece após o evento responsável pela perda da memória, havendo mais dificuldade para construir novas memórias, sendo mais frequente isto acontecer devido a um acidente em que acontece uma pancada forte na cabeça, ou ser consequência do uso de medicamentos, infeções crônicas, doenças neuronais ou presença de tumor no cérebro. 

Causas

A amnésia pode ser devido a diversas situações, sendo as principais:

  • Traumatismo craniano;
  • Uso recorrente de alguns medicamentos sem indicação médica;
  • Alcoolismo;
  • Encefalite hepática;
  • Acidente Vascular Cerebral;
  • Infeção cerebral;
  • Convulsões;
  • Tumor cerebral;
  • Doença de Alzheimer e outras demências;
  • Falta de oxigênio;
  • Alterações e traumas psicológicos.

Tratamento

O tratamento para amnésia vai depender da causa e da sua gravidade. Até o momento não existem medicamentos que possam curar a amnésia, no entanto o tratamento médico pode ser voltado para tratar as doenças que acompanham a amnésia, como no caso de infeções e tumores, por exemplo. 

Para boa parte dos casos é indicado acompanhamento psicológico e reabilitação cognitiva para que o paciente aprenda a lidar com a perda da memória e estimule outros tipos de memória para compensar o que foi perdido. O tratamento também tem como objetivo fazer com que o paciente desenvolva estratégias para viver com a perda de memória, principalmente nos casos das perdas permanentes.


Reflexão:

Depois de ter visto este filme concluí que é através da nossa memória que obtemos uma identidade pessoal, é através desta que temos a capacidade de reter informações, conhecimentos, e ideias. Se não fosse a memória, seria muito difícil estruturarmos um presente e impossível de pensar num futuro e recordar um passado. É graças à capacidade de reter informação que não "caímos" sempre no mesmo erro, por exemplo, de sairmos de casa sem o chapéu de chuva num dia de chuva.

No geral, gostei bastante do filme, mas achei- o muito confuso, pois tinha avanços e recuos na história.

Por vezes o nosso maior inimigo pode mesmo estar dentro de nós e nem sequer nos apercebemos.



Bibliografia:

  • GUIMARÃES, Juliana F.; WOSNY, Cristiane; JUNIOR, Alcino A. B. Amnésia global transitória. Einstein. Vol 10. 2 ed; 253-254, 2012. Acesso em: 12. Abr. 2023.
  • DE TRAILERS, Arquivo . Amnésia (Memento 2000) - Trailer Legendado. Arquivo de Trailers, 2000. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=t1EuIMA_28w&embeds_euri=https%3A%2F%2Fwww.culturagenial.com%2F&source_ve_path=MjM4NTE&feature=emb_title. Acesso em: 14 abr. 2023.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora