
Influência social
Explicar processos de influência entre os indivíduos.
A nossa vida é feita em sociedade, isto é, estamos integrados em vários e diferentes grupos sociais, tais como a escola, os amigos, a família. É nestes grupos que fazemos as nossas aprendizagens sociais. Então, pelo processo de socialização integramos normas, valores, atitudes, comportamentos considerados desejáveis, corretos na sociedade em que nos inserimos.
Processos de Influência entre Indivíduos
Normalização
Através de estudo dos padrões culturais no comportamento individual, pudemos compreender a importância que o meio social tem no modo como percecionamos o mundo, como o interpretamos e como reagimos a situações que encaramos. Assim, através da socialização, integramos um conjunto de regras, normas vigentes na sociedade que regulam os nossos comportamentos.
As normas são regras sociais básicas que estabelecem o que as pessoas podem ou não podem fazer em determinadas situações, e implicam o seu cumprimento. As normas são uma expressão da influência social, que afetam as nossas ações e comportamentos sem nos apercebermos, ou seja, orientam o nosso comportamento. Como os comportamentos, num grupo social, são uniformizados as normas permitem prever o comportamento dos outros. Como tal, são elementos de coesão grupal que facilitam a adaptação ao meio social e asseguram uma identidade.
Na ausência de normas explicitas, os indivíduos que constituem um grupo tentam elaborá-las influenciando-se uns aos outros dá se a isso o nome de normalização.
As normas
- Orientam o comportamento;
- Uniformizam os comportamentos dos indivíduos, de um dado grupo social;
- Permitem a antevisão do comportamento dos outros;
- Facilitam a adaptação ao meio social;
- Asseguram, ao grupo, uma identidade;
- Asseguram a estabilidade da vida em sociedade.
A vida social exige o cumprimento das normas que lhe correspondem, pelo que a sua não aceitação ou desvio leva a sanções, que pode ter como extremos um olhar reprovador a castigos.
Conformismo

O conformismo é uma forma de influência social que consiste na mudança de comportamento ou de atitude, por parte de uma pessoa, devido ao efeito de pressão do grupo social. Por outras palavras, é um processo de adaptação de juízos ou normas, pré-existentes no sujeito, às normas de outro indivíduo ou grupo de indivíduos, como consequência de pressão real ou simbólica por eles exercida. Assim, os indivíduos cedem a essa pressão devido ao desejo de permanecerem integrados, não excluídos do grupo.
Solomon Asch, realizou uma experiência célebre, que tinha como objetivo conhecer o modo como as pessoas se influenciavam umas às outras.
A experiência de Asch
A unanimidade do grupo - o conformismo é tanto maior quanto maior for a unanimidade do grupo. Basta que num grupo um dos indivíduos partilhe uma opinião diferente para os efeitos do conformismo serem menores.
A natureza da resposta - o conformismo aumenta quando a resposta é dada publicamente, ou seja, a opinião minoritária é mais facilmente revelada quando a privacidade é assegurada.
A ambiguidade da situação - a pressão do grupo aumenta quando não estamos certos do que é correto. Por isso, é maior o conformismo quando as tarefas ou as questões são ambíguas.
A importância do grupo - o conformismo será maior de acordo com o grau de atratividade do grupo. A necessidade de pertença ao grupo implica ao indivíduo a adoção dos comportamentos, normas e valores que caracterizam o grupo.
A autoestima - de acordo com o nível de autoestima, as pessoas serão mais ou menos independentes. Assim, pessoas com baixa autoestima confiam menos nos seus juízos e opiniões, tendendo a adotar os comportamentos e atitudes do grupo onde se inserem.
Obediência
A obediência consiste na tendência das pessoas para se submeterem e cumprirem normas e instruções definidas por outros.

A partir das experiências de Milgram, vários investigadores estudaram as condições que favorecem o comportamento obediente:
1. Proximidade da figura de autoridade: Quanto mais próxima estiver a figura de autoridade, maior é a obediência: as pessoas sentem-se mais intimidades e obedecem mais.
2. Legitimidade da autoridade: quanto mais reconhecida for a autoridade, maior é a obediência.
3. Proximidade da vítima: Quanto mais próximo estiver da vítima, menor é a obediência.
4. Pressão de grupo: Se estivesse presente um segundo sujeito que obedecia, a obediência chegava aos 92%. Se o outro recusava, somente 10% dos sujeitos chega aos 450V.