Anorexia e bulimia

Tema abordado devido à questão 5, da ficha 8 (que se encontra resolvida na pasta das fichas). 

Anorexia

   A Anorexia é uma perturbação no comportamento alimentar. Caracterizada pela distorção da imagem corporal. Mesmo sendo magra a pessoa não se vê como tal (como se pode ver na imagem ao lado) evitando, assim, a comida pelo medo de engordar. 

  Usualmente, estas pessoas têm um Índice de Massa Corporal abaixo do normal. Para perder peso, ficam sem comer e quando comem, para compensar, praticam uma rotina fatigante de exercícios físicos, entre muitos outros.

Causa

   Na verdade, não existe uma causa, mas a pressão social é um dos grandes culpados.

 De facto, a anorexia nervosa está relacionada com o processo de globalização e com a divulgação de padrões de sociedades modernas no que se refere à beleza.

Tratamento

   O tratamento é, em muitas ocasiões, complexo e por vezes até lento.

É necessário envolver diversas áreas, de modo a obter o melhor tratamento para este problema, como a Psicologia, Acupunctura, Clínica Geral e Homeopatia.



Bulimia

   A bulimia é uma doença que faz parte do grupo de transtornos alimentares.

   Caracteriza-se pela ingestão compulsiva de alimentos, havendo depois um sentimento de culpa e medo de engordar, que levam por sua vez, a que a pessoa se livre apressadamente das calorias que foram ingeridas, provocando, por exemplo, o vómito.

 Causa 

   A bulimia, tal como a anorexia, não tem uma causa definida, no entanto muitas vezes a sua ocorrência está relacionada pela influência do exterior ou até mesmo pelo comportamento da família e dos amigos próximos, por exemplo.

   Por esta razão, muitas vezes a pessoa interpreta que o corpo que possui não é o ideal e passam a "culpabilizá-lo" pela sua adversidade, assim, acabam ao máximo por evitar o ganho de peso. Para isso, geralmente comem o que desejam, mas logo em seguida, devido ao sentimento de transgressão, acabam por eliminar para que não exista ganho de peso.

Tratamento

   A abordagem no tratamento desta patologia é multidisciplinar: envolve um psiquiatra (que coordena o grupo multidisciplinar), um psicólogo ou outro técnico de saúde mental e um nutricionista. 


Reflexão:

Muitas vezes estes problemas começam na adolescência, as mulheres sendo mais afetadas do que os homens. Por sua vez, as modelos são as que mais sofrem com isto, com o medo de não ter o "corpo ideal".

 Na minha opinião, tudo isto é errado cada um é como é, somos todos diferentes, e todos temos maneiras diferentes de pensar. Há palavras e palavras, e muitas vezes por descuido dizemos algo, que por estas pessoas é interpretado de outra maneira. Normalmente, quando nos olhamos ao espelho vemos o nosso corpo, porém, estes pacientes não têm noção que o " espelho " é para eles o seu maior inimigo. Ao invés de criticar estas pessoas o melhor que se pode fazer é ajudar. 



Sugestão:

   Deixo em anexo, um filme que mostra toda a realidade dos transtornos alimentares.

  "O mínimo para viver", é um filme que tenta mostrar a realidade de um anorético, tendo também uma amostra de outros transtornos alimentares, como a bulimia nervosa, embora explicitada em menor escala, passa uma mensagem de que é necessário procurar ajuda para se curar, porém é um processo que só depende de nós mesmos.

   Este pretende conscientizar-nos que a família e as pessoas próximas são importantes neste processo. Mostra que a anorexia não é algo que é resolvido de maneira fácil, que "é só comer", mas que é um quadro complexo e que a melhora depende de muitos fatores, principalmente o emocional.

Caso tenhas predisposição com o teu corpo, não aconselho a assistir este filme, pois em muitos momentos há cenas que mostram explicitamente como esta rapariga fazia para emagrecer.


    Bibliografia:

  • DA MENTE, Clínica. Anorexia: a dor secreta. clínica, 2016. Disponível em: https://www.clinicadamente.com/anorexia-a-dor-secreta/. Acesso em: 14 out. 2022.
  • PINHEIRO, Dr. Pedro . Bulimia nervosa: O que é a bulimia nervosa?. o que é, sintomas e tratamento, 2022. Disponível em: https://www.mdsaude.com/psiquiatria/bulimia-nervosa/. Acesso em: 14 out. 2022.
  • MIRANDA, Marina Ramalho . Em busca das palavras perdidas: corpo-carcereiro da mente nos distúrbios alimentares: In search of the lost words: body-jailer of the mind in eating disorders. pepsic, 2007. Disponível em: https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31062007000200006. Acesso em: 15 out. 2022.
  • NOVALIS, Friedrich . Frases. PENSADOR, 1772. Disponível em: https://www.pensador.com/autor/friedrich_novalis/. Acesso em: 15 out. 2022. 
  • Netflix Brasil. (2017, 21 de junho). O Mínimo para Viver | Trailer principal | Netflix [Vídeo]. YouTube, 00:02:15. https://www.youtube.com/watch?v=aXS2taIXXQA/. Acesso em 15 out. 2022. 

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora