A mente

Compreender as capacidades mentais do ser humano

A mente é uma manifestação total de processos dinâmicos que interagem constantemente de forma complexa.

Os três processos mentais são:

  • Processos cognitivos: estão relacionados com o saber, com o conhecimento. Associam-se á questão "O quê?". (perceção, memória e aprendizagem);
  • Processos emotivos: estão relacionados com o sentir, ou seja, são os estados vividos pelo indivíduo, correspondendo às vivências e à interpretação das relações que temos. Estão associados à questão "Como?". (emoção, afeto e sentimento);
  • Processos conativos: estão relacionados com o fazer, expressam-se em ações, comportamentos. Estão associados à questão "Porquê?". (intencionalidade, tendência e esforço de realização).

Processos cognitivos

Os processos cognitivos, são divididos em três, a perceção, a memória e a aprendizagem.

A Perceção é um processo cognitivo através do qual contactamos com o mundo, que se caracteriza pelo facto de exigir a presença do objeto, da realidade a conhecer. Pela perceção, organizamos e interpretamos as informações veiculadas pelos órgãos dos sentidos.

O processo percetivo

 O nosso conhecimento é constituído pelos sistemas sensoriais: visão, olfato, audição, tato e paladar, que são sensíveis a diferentes estímulos. Os estímulos recebidos pelos órgãos recetores são transformados em impulsos nervosos que são conduzidos ao sistema nervoso central e transformados pelo cérebro, a perceção. A este processo dá- se o nome de sensação

A receção sensorial é diferente para os vários órgãos dos sentidos , no entanto, há 3 elementos comuns: 

  • 1. O estímulo físico; 
  • 2. A sua tradução em impulsos nervosos; 
  • 3. A resposta á mensagem como perceção. 

A perceção como representação

A perceção não reproduz o mundo como sendo um espelho, o cérebro não é capaz de registar completamente o mundo exterior : ele constrói uma imagem da realidade. É no cérebro que se estrutura e organiza as representações do mundo, e é nele que se dá sentido ao que vemos e ouvimos. A informação proveniente dos órgãos sensoriais é tratada pelo cérebro e é nesta estrutura do sistema nervoso que ganha sentido e significado. 

A interpretação da realidade 

A constância percetiva é a capacidade de percecionar um objeto com os seus atributos básicos.  

  1. Constância de tamanho: percecionamos o tamanho de um objeto ou até mesmo de uma pessoa qualquer que seja a distância a que se encontra. É no cérebro que interpretamos os dados que recebemos. 
  2. Constância da forma: um objeto nunca forma a mesma imagem: a luz é diferente, a incidência e o ângulo de onde olhamos é também diferente, a distância muda constantemente. 
  3. Constância do brilho e da cor: mantemos constantes o brilho e a cor dos objetos, mesmo quando as circunstâncias físicas nos dão outra informação. 

1. Constância de tamanho

2. Constância da forma

3. Constância do brilho e da cor


A memória está na base de todos os processos cognitivos. É a capacidade de assimilar, codificar, armazenar e recuperar informação. Sem esta não há cognição e o comportamento inteligente acabaria por ser impossível. Assim, a memória é essencial à nossa sobrevivência.

O processo mnésico ou da memória 

É o cérebro que seleciona o que é importante para assegurar a própria sobrevivência do indivíduo. Se registássemos e nos recordássemos de todos os estímulos, seríamos incapazes de responder adequadamente ao que efetivamente é importante. 

O conjunto de processos da memória passam por: codificar a informação sensorial, armazenar a informação e recuperar e utilizar a informação no processo de interpretação e ação sobre o meio.

  • Codificação: é a primeira operação da memória, prepara as informações sensoriais para depois serem armazenadas no cérebro.  
  • Armazenamento: cada um dos elementos que constituem a memória está registado em várias áreas cerebrais. Quando uma experiência é codificada e armazenada, ocorrem modificações no cérebro e vão dar origem aos traços mnésicos designados por engramas. Cada engrama, permite com que consigamos lembrar-nos o que memoriza-mos, sempre que necessário. 
  • Recuperação: nesta etapa, recupera-se a informação, ou seja, recordamos uma dada informação.


Tipos de memória 

Memória a curto prazo

 Esta é uma memória que retém a informação durante um período limitado de tempo, podendo ser esquecida ou passada para a memória a longo prazo. 

  •  A memória imediata analisa a informação e decide se devemos guardá-la ou não, durante 30 segundos.
  •  A memória de trabalho mantém a informação enquanto ela nos é útil.

Memória a longo prazo

Esta é um tipo de memória que é alimentada pelos materiais da memória a curto prazo que são codificados em símbolos, estas informações podem durar horas, meses ou até mesmo a vida toda. 

  • A memória não declarativa é uma memória automática, como andar de bicicleta ou pentear o cabelo. São comportamentos do dia a dia. 

  • A memória declarativa implica a consciência do passado, do tempo e  dos acontecimentos. Nome das pessoas, aniversários, por exemplo.

  • Memória episódica  envolve recordações, lembranças da vida pessoal, desde os rostos das pessoas que conhecemos, músicas preferidas, experiências pessoais. Ou seja, uma memória pessoal. 
  • Memória semântica refere-se ao conhecimento geral sobre o mundo. Neste tipo de memória não há localização no tempo

O esquecimento é a incapacidade de recordar, de recuperar dados, informações e experiências que foram memorizadas. Este nem sempre tem um valor negativo, é também essencial, pois afasta a informação que não é útil ou necessária.

  •  Esquecimento regressivo: é quando temos dificuldades em lembrar-nos das coisas que acabamos de aprender.

  • Esquecimento motivado: é quando nos esquecemos o que nos convém. Estas são esquecidas para evitar a angústia e assegurar o equilíbrio psicológico. 

  • Esquecimento por interferência das aprendizagens: é quando as novas memórias interferem com as memórias mais antigas. 

                         ➢ Inibição proativa: é o desenvolvimento dos conteúdos mnésicos é provocada pela interferência de recordações passadas (dificuldade em recordar o novo nº de telefone porque se confunde com o antigo), ou seja, é do presente para o passado. 

                        ➢ Inibição retroativa: provocada pela interferência de novas informações (não conseguir lembrar o  nº de telefone antigo, porque se confunde com o novo), ou seja, do passado para o presente.


A Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamentos ou valores são adquiridos ou modificados.

 Processos de aprendizagem 

Aprendizagens não simbólicas estão relacionadas com os estímulos do meio e são previsíveis a partir da presença do estímulo. 

  •  Aprendizagem não associativa: o indivíduo aprende as características de um só estímulo o que pode ser, por habituação ou por sensitização. 

                        - Na habituação aprendemos a não reagir a um determinado estímulo por este não ter importância.

                       - Na sensitização aprendemos a apurar os nossos reflexos no caso de um estímulo ser perigoso ou prejudicial. 


  • Aprendizagem associativa: é uma aprendizagem mais complexa, pois para se aprender é necessário associar estímulos e respostas ou associar diversos estímulos. 

                    - Condicionamento clássico: Pavlov ao estudar os reflexos digestivos do cão, descobriu uma forma de aprendizagem presente nos seres humanos e noutros animais: o reflexo condicionado. A descoberta que o investigador fez foi associar o estímulo (som), que não provocava qualquer resposta do animal, e depois de associado a outro estímulo (carne), passou, a provocar a salivação. 

                       ▪ estímulo neutro: estímulo que, antes do condicionamento, não era conhecido pelo cão (som da campainha inicialmente); 

                      ▪ estímulo não condicionado, ou incondicionado:  estímulo que desencadeia uma resposta não aprendida (carne); 

                      ▪ resposta incondicionada: não aprendida (salivar com o cheiro da carne); 

                      ▪ estímulo condicionado:  provoca uma resposta semelhante à desencadeada pelo estímulo incondicionado (o som, depois de associado à carne); 

                     ▪ resposta condicionada: depois do condicionamento, o animal saliva ao ouvir os som. 

              - Condicionamento operante:  Skinner desenvolveu uma experiência que o conduziu à descoberta de como as nossas aprendizagens se processam e se mantêm. Primeiro, colocou um rato com fome na caixa "skinner", depois o rato percorreu toda a caixa, de repente, clica numa alavanca e recebe um pedaço de queijo, assim o animal passou a clicar no botão para receber o pedaço de queijo. 

                  Reforço: como traz consequências positivas, aumenta a probabilidade de uma resposta ocorrer.

                 ▪ Reforço positivo: estímulo que tem consequências positivas e agradáveis.

               ▪ Reforço negativo: o sujeito evita uma situação dolorosa, se se comportar de determinado modo. Skinner, coloca choques no chão da gaiola, para pararem, o rato tem que clicar na alavanca.

 Quer o reforço positivo quer o negativo têm as mesmas consequências: fortalecer, aumentar a ocorrência de um comportamento

            ▪ Castigo: procedimento que diminui a probabilidade de ocorrer uma resposta não desejável.

           ▪ Recompensa: procedimento  usado para aumentar a probabilidade de resposta, correspondendo ao reforço positivo do condicionamento operante. 


Aprendizagens simbólicas: são as que envolvem a maneira como interpretamos a realidade e como regulamos o nosso comportamento. 

  •  Aprendizagem por observação e imitação foi estudada por Albert Bandura, que desenvolveu um conjunto de experiências para mostrar a importância da observação e da imitação na aprendizagem. Ele confirmou que um indivíduo pode adquirir um novo comportamento a partir da observação de um modelo
  •  Aprendizagem com recurso a símbolos e representações

                        ✓ Aquisição de conhecimentos: quando aprendemos algo novo.

                       ✓ Aquisição de procedimentos e competências: para executarmos uma determinada tarefa, temos de desenvolver um conjunto de ações, que são também procedimentos.


Os fatores facilitadores da aprendizagem são: a motivação, os conhecimentos anteriores, a quantidade de informação, a diversificação das atividades, a planificação, a organização e a cooperação. 


Atenção:

As palavras que estão a negrito encontram-se explicadas no glossário (basta clicar em cima da palavra em negrito que vos leva para o glossário).


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