
A mente
Compreender as capacidades mentais do ser humano
A mente é uma manifestação total de processos dinâmicos que interagem
constantemente de forma complexa.
Os três processos mentais são:
- Processos cognitivos: estão relacionados com o saber, com o conhecimento.
Associam-se á questão "O quê?". (perceção, memória e aprendizagem);
- Processos emotivos: estão relacionados com o sentir, ou seja, são os estados
vividos pelo indivíduo, correspondendo às vivências e à interpretação das
relações que temos. Estão associados à questão "Como?". (emoção, afeto e
sentimento);
- Processos conativos: estão relacionados com o fazer, expressam-se em ações,
comportamentos. Estão associados à questão "Porquê?". (intencionalidade,
tendência e esforço de realização).
Processos cognitivos
Os processos cognitivos, são divididos em três, a perceção, a memória e a aprendizagem.A Perceção é um processo cognitivo através do qual contactamos com o mundo, que se caracteriza pelo facto de exigir a presença do objeto, da realidade a conhecer. Pela perceção, organizamos e interpretamos as informações veiculadas pelos órgãos dos sentidos.
O processo percetivo
O nosso conhecimento é constituído pelos sistemas sensoriais: visão, olfato, audição, tato e paladar, que são sensíveis a diferentes estímulos. Os estímulos recebidos pelos órgãos recetores são transformados em impulsos nervosos que são conduzidos ao sistema nervoso central e transformados pelo cérebro, a perceção. A este processo dá- se o nome de sensação.
A receção sensorial é diferente para os vários órgãos dos sentidos , no entanto, há 3 elementos comuns:
- 1. O estímulo físico;
- 2. A sua tradução em impulsos nervosos;
- 3. A resposta á mensagem como perceção.
A perceção como representação
A perceção não reproduz o mundo como sendo um espelho, o cérebro não é capaz de registar completamente o mundo exterior : ele constrói uma imagem da realidade. É no cérebro que se estrutura e organiza as representações do mundo, e é nele que se dá sentido ao que vemos e ouvimos. A informação proveniente dos órgãos sensoriais é tratada pelo cérebro e é nesta estrutura do sistema nervoso que ganha sentido e significado.
A interpretação da realidade
A constância percetiva é a capacidade de percecionar um objeto com os seus atributos básicos.
- Constância de tamanho: percecionamos o tamanho de um objeto ou até mesmo de uma pessoa qualquer que seja a distância a que se encontra. É no cérebro que interpretamos os dados que recebemos.
- Constância da forma: um objeto nunca forma a mesma imagem: a luz é diferente, a incidência e o ângulo de onde olhamos é também diferente, a distância muda constantemente.
- Constância do brilho e da cor: mantemos constantes o brilho e a cor dos objetos, mesmo quando as circunstâncias físicas nos dão outra informação.

1. Constância de tamanho

2. Constância da forma

3. Constância do brilho e da cor
A memória está na base de todos os processos cognitivos. É a capacidade de assimilar, codificar, armazenar e recuperar informação. Sem esta não há cognição e o comportamento inteligente acabaria por ser impossível. Assim, a memória é essencial à nossa sobrevivência.
O processo mnésico ou da memória
É o cérebro que seleciona o que é importante para assegurar a própria sobrevivência do indivíduo. Se registássemos e nos recordássemos de todos os estímulos, seríamos incapazes de responder adequadamente ao que efetivamente é importante.
O conjunto de processos da memória passam por: codificar a informação sensorial, armazenar a informação e recuperar e utilizar a informação no processo de interpretação e ação sobre o meio.
- Codificação: é a primeira operação da memória, prepara as informações sensoriais para depois serem armazenadas no cérebro.
- Armazenamento: cada um dos elementos que constituem a memória está
registado em várias áreas cerebrais. Quando uma
experiência é codificada e armazenada, ocorrem modificações no cérebro e vão dar origem aos traços mnésicos designados por engramas. Cada engrama, permite com que consigamos lembrar-nos o que memoriza-mos, sempre que necessário.
- Recuperação: nesta etapa, recupera-se a informação, ou seja, recordamos uma dada informação.
Tipos de memória
Memória a curto prazo

Esta é uma memória que retém a informação durante um período limitado de tempo, podendo ser esquecida ou passada para a memória a longo prazo.
- A memória imediata analisa a informação e decide se devemos guardá-la ou não, durante 30 segundos.
- A memória de trabalho mantém a informação enquanto ela nos é útil.
Memória a longo prazo
Esta é um tipo de memória que é alimentada pelos materiais da memória a curto prazo que são codificados em símbolos, estas informações podem durar horas, meses ou até mesmo a vida toda.

- A memória não declarativa é uma memória automática, como andar de bicicleta ou pentear o cabelo. São comportamentos do dia a dia.
- A memória declarativa implica a consciência do passado, do tempo e dos acontecimentos. Nome das pessoas, aniversários, por exemplo.
- Memória episódica envolve recordações, lembranças da vida pessoal, desde os rostos das pessoas que conhecemos, músicas preferidas, experiências pessoais. Ou seja, uma memória pessoal.
- Memória semântica refere-se ao conhecimento geral sobre o mundo. Neste tipo de memória não há localização no tempo


O esquecimento é a incapacidade de recordar, de recuperar dados, informações e experiências que foram memorizadas. Este nem sempre tem um valor negativo, é também essencial, pois afasta a informação que não é útil ou necessária.
- Esquecimento regressivo: é quando temos dificuldades em lembrar-nos das coisas que acabamos de aprender.
- Esquecimento motivado: é quando nos esquecemos o que nos convém. Estas são esquecidas para evitar a angústia e assegurar o equilíbrio psicológico.
- Esquecimento por interferência das aprendizagens: é quando as novas memórias interferem com as memórias mais antigas.
➢ Inibição proativa: é o desenvolvimento dos conteúdos mnésicos é provocada pela interferência de recordações passadas (dificuldade em recordar o novo nº de telefone porque se confunde com o antigo), ou seja, é do presente para o passado.
➢ Inibição retroativa: provocada pela interferência de novas informações (não conseguir lembrar o nº de telefone antigo, porque se confunde com o novo), ou seja, do passado para o presente.
A Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamentos ou valores são adquiridos ou modificados.
Processos de aprendizagem
Aprendizagens não simbólicas estão relacionadas com os estímulos do meio e são previsíveis a partir da presença do estímulo.
- Aprendizagem não associativa: o indivíduo aprende as características de um só estímulo o que pode ser, por habituação ou por sensitização.
- Na habituação aprendemos a não reagir a um determinado estímulo por este não ter importância.
- Na sensitização aprendemos a apurar os nossos reflexos no caso de um estímulo ser perigoso ou prejudicial.
- Aprendizagem associativa: é uma aprendizagem mais complexa, pois para se aprender é necessário associar estímulos e respostas ou associar diversos estímulos.
- Condicionamento clássico: Pavlov ao estudar os reflexos digestivos do cão, descobriu uma forma de aprendizagem presente nos seres humanos e noutros animais: o reflexo condicionado. A descoberta que o investigador fez foi associar o estímulo (som), que não provocava qualquer resposta do animal, e depois de associado a outro estímulo (carne), passou, a provocar a salivação.
▪ estímulo neutro: estímulo que, antes do condicionamento, não era conhecido pelo cão (som da campainha inicialmente);
▪ estímulo não condicionado, ou incondicionado: estímulo que desencadeia uma resposta não aprendida (carne);
▪ resposta incondicionada: não aprendida (salivar com o cheiro da carne);
▪ estímulo condicionado: provoca uma resposta semelhante à desencadeada pelo estímulo incondicionado (o som, depois de associado à carne);
▪ resposta condicionada: depois do condicionamento, o animal saliva ao ouvir os som.
- Condicionamento operante: Skinner desenvolveu uma experiência que o conduziu à descoberta de como as nossas aprendizagens se processam e se mantêm. Primeiro, colocou um rato com fome na caixa "skinner", depois o rato percorreu toda a caixa, de repente, clica numa alavanca e recebe um pedaço de queijo, assim o animal passou a clicar no botão para receber o pedaço de queijo.
▪ Reforço: como traz consequências positivas, aumenta a probabilidade de uma resposta ocorrer.
▪ Reforço positivo: estímulo que tem consequências positivas e agradáveis.
▪ Reforço negativo: o sujeito evita uma situação dolorosa, se se comportar de determinado modo. Skinner, coloca choques no chão da gaiola, para pararem, o rato tem que clicar na alavanca.
Quer o reforço positivo quer o negativo têm as mesmas consequências: fortalecer, aumentar a ocorrência de um comportamento
▪ Castigo: procedimento que diminui a probabilidade de ocorrer uma resposta não desejável.
▪ Recompensa: procedimento usado para aumentar a probabilidade de resposta, correspondendo ao reforço positivo do condicionamento operante.
Aprendizagens simbólicas: são as que envolvem a maneira como interpretamos a realidade e como regulamos o nosso comportamento.
- Aprendizagem por observação e imitação foi estudada por Albert Bandura, que desenvolveu um conjunto de experiências para mostrar a importância da observação e da imitação na aprendizagem. Ele confirmou que um indivíduo pode adquirir um novo comportamento a partir da observação de um modelo.
- Aprendizagem com recurso a símbolos e representações
✓ Aquisição de conhecimentos: quando aprendemos algo novo.
✓ Aquisição de procedimentos e competências: para executarmos uma determinada tarefa, temos de desenvolver um conjunto de ações, que são também procedimentos.
Os fatores facilitadores da aprendizagem são: a motivação, os conhecimentos anteriores, a quantidade de informação, a diversificação das atividades, a planificação, a organização e a cooperação.
Atenção:
As palavras que estão a negrito encontram-se explicadas no glossário (basta clicar em cima da palavra em negrito que vos leva para o glossário).