
5 Minutos de atenção
Trabalho proposto devido aos processos cognitivos
Na aula de psicologia, a professora propôs fazermos um exercício que constava em fazermos 5 minutos de silêncio e apontar tudo aquilo que sentíamos, e nele teria que ter os 5 sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato.
O texto a seguir, foi o que escrevi na aula:

Estou na sala, sentada na minha cadeira e consigo ter uma perceção de diferentes sons, desde canetas a cair no chão, borrachas a apagar, e lápis a escrever. Ouço a professora a caminhar, a mexer- se, e os colegas a tossir, consigo alcançar sons exteriores das crianças que brincam ao sol.
Consigo sentir o cheiro do fragância de canela, que a professora esborrifou pela sala, cheiro esse que me entra pelas narinas e me faz ver cada partícula ao pormenor, consigo vê- las misturadas por entre poeiras que entram pela janela e chegam junto do vento.
Vejo os meus colegas de cabeças baixas a escrever, e consigo ver lá no fundo um pássaro a passar.
De repente, 5 minutos se passaram, e nós voltámos à realidade.
Reflexão:
A perceção que temos do mundo à nossa volta é decorrente do contato sensorial, ou seja, tudo aquilo que percebemos através dos nossos sentidos, faz com que construamos uma perceção da realidade.

As sensações que temos são interpretadas pelo cérebro criando diversas reações, ou seja, cada pessoa perante uma determinada situação tem diferentes reações.
Os estímulos fazem com que tenhamos memórias e pensamentos e assim através dessas criar várias respostas. As informações podem ser as mesmas para várias pessoas, mas a resposta é quase sempre única para cada um, ou seja, cada um dá uma resposta diferente para o mesmo problema.
Este foi um desafio muito interessante de se realizar, pois nunca tinha parado para pensar que são os nossos 5 sentidos que de uma certa forma comandam a nossa mente.
